Dia da Previdência Social

Realidade Prisional e o Serviço Social no Brasil.
12 de janeiro de 2019
Preparamos um Especial sobre a Seleção Residência – ESP
22 de janeiro de 2019

Dia da Previdência Social

  • Origem da Data:

O Dia da Previdência Social é comemorado anualmente na data de 24 de janeiro aqui no Brasil. A data vem com o intuito de celebrar uma das conquistas mais significativas do povo brasileiro durante o século XX: Os direitos relacionados à previdência social. O dia da Previdência Social surgiu homenageando a Lei Eloy Chaves, Lei no qual foi criada em 24 de janeiro de 1923, sendo considerada a primeira lei destinada à previdência social no Brasil.

 

 

Benefícios e serviços da previdência social:

 

Os benefícios e serviços fornecidos pela Previdência Social são: 

  1. aposentadoria por invalidez;
  2. aposentadoria por idade;
  3. aposentadoria por tempo  de contribuição
  4. aposentadoria especial;
  5. auxílio-doença;
  6. salário-família;
  7. salário-maternidade;
  8. auxílio-acidente;
  9. pensão por morte;
  10. auxílio-reclusão;
  11. serviço social;
  12. reabilitação profissional

 

Diferença entre seguridade social e previdência social:

 

 

Para entendermos a diferença entre a Seguridade Social e a Previdência Social, é necessário ressaltar que a Seguridade Social funciona como uma espécie de tripé, onde estão inseridos a: Assistência, Previdência e Saúde. A Previdência Social, é uma das estruturas daquele tripé, organizada em um regime geral, no qual contém um caráter contributivo e de filiação obrigatória para cada individuo. A Previdência Social contém objetivos que estão regulamentados na Constituição Federal/88, no art. 201, sendo eles:

 I – cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; 

 II – proteção à maternidade, especialmente à gestante; 

 III – proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; 

 IV – salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;

 V – pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º.

 

Portanto, podemos observar que a Seguridade Social é destinada a garantir aos cidadãos brasileiros os direitos relacionados à Previdência, à saúde e à assistência social. Já a Previdência Social depende de contribuição realizada pela população brasileira e pelo cumprimento de requisitos para que o cidadão tenha direito de beneficios, ou seja, a Previdência Social é uma das vertentes da Seguridade Social.  

 

 

PAPO DE AS – PREVIDÊNCIA SOCIAL 

Vai construir um artigo sobre Previdência Social? Quer saber melhor como se estrutura a Previdência Social? Ou até se o Estado vem desmoronando a Previdência Social? Para responder todas essas perguntas, construímos o Papo de AS.

Além das respostas a essas perguntas, também tem  dicas valiosas para a construção do seu TCC, além de dicas de livros sobre Previdência Social, assista agora o Programa Papo de A.S. no canal da/o Assistente Social. 

Nesse Episódio 10, a Assistente Social Cinthia Fonseca recebe a Assistente Social Rebecca Rocha, autora do livro “A Unidade Contraditória da Assistência e da Previdência Social: Uma Análise Política da Execução Orçamentária do Governo Lula”.

 

 

 

 

Confira outras notícias em nosso Whats app. É só enviar a palavra “Cadastro” neste link:  Whats app 

Nossas Redes Sociais:

Deixe uma resposta