Dia Internacional da Pessoa com deficiência.

MINICURSO QUEBRANDO A BANCA SEDEST – DF GRATUITO
28 de novembro de 2018
AMIGO CULTO – Socialis Editora
7 de dezembro de 2018

Dia Internacional da Pessoa com deficiência.

O dia 03 de dezembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, essa data foi pensada com o intuito de  ampliar a inclusão dessas pessoas na sociedade, viabilizando seu acesso e sua sociabilidade nos espaços de maneira digna e sem qualquer discriminação.

No Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, afirma que  a deficiência pode ser definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

A Organização das Nações Unidas (ONU), informou que aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. De acordo com a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015  Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Em Outubro de 2017 a Assistente Social Cinthia Fonseca convidou a também Assistente Social Joana Moreira para uma entrevista sobre O trabalho da/o Assistente Social com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Pessoa com Deficiência (PCD).
Joana Moreira é Assistente Social do INSS e em no Programa Papo de AS ela percorre sobre assuntos, desde O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)? Como a/o Assistente Social do Cras e da Previdência devem articular esse benefício? Qual os Instrumentais devem ser utilizados pela/o Assistente Social no processo de atendimento ao usuário que está requerendo o BPC-PCD? Até mesmo quais as novas regras do BPC? … Confere o vídeo completo abaixo: 

 

E neste vídeo aqui embaixo a Prof. Eri Bernardino dá dicas de Estudos sobre PCD para vocês, vem conferir o vídeo:

 

 

Disponibilizamos um compilado de materiais gratuitos sobre PCD, os  artigos foram construídos por Assistentes Sociais estudiosas da área:

 

 

 

 

 

 

Finalizamos essa matéria com uma Pergunta:
Qual o termo correto: Pessoa com Deficiência ou Pessoa Portadora de deficiência? 

 

A resposta é simples, porém exige uma explicação para o melhor entendimento. Grande parte da sociedade,  utiliza o termo “portadoras de deficiência” ou “portadoras de necessidades especiais”. Porém esses termos podem vir a reforçar a segregação e a exclusão desses indivíduos. É necessário entendermos que a termologia  “portadores” vem de algo que se “porta”, que é possível se desvencilhar, ou seja, algo que é temporário. O que é diferente de pessoas que tem deficiências, pois, a deficiência, na maioria das vezes, é algo permanente. Quando rotulamos alguém como “portador de deficiência”, é notório que a deficiência passa a ser “a marca” principal da pessoa, ou seja, é a deficiência em detrimento de sua condição humana. E não o contrário. Então o termo correto é PESSOA COM DEFICIÊNCIA! 

 

Confira outras notícias em nosso Whats app. É só enviar a palavra “Cadastro” neste link:  Whats app 

 

Nossas Redes Sociais:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *