DICA DE LEITURA SERVIÇO SOCIAL

Concurso Saúde Mental (CAPS/RAPS) – Fortaleza
30 de agosto de 2018
Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) Parâmetros e Protocolos do Trabalho do/a Assistente Social na Saúde
10 de outubro de 2018

DICA DE LEITURA SERVIÇO SOCIAL

 

DICA DE LEITURA SERVIÇO SOCIAL!

Um novo projeto surgiu na Pótere Social! #DicadeLeituraSS
A cada semana divulgaremos em nossas redes sociais (facebook e instagram) um livro diferente, afim de incentivar a leitura e o debate crítico relacionado à temática das mais diversas Obras do Serviço Social, desta forma, incentivando o debate crítico e político acerca do Serviço Social através da leitura. 


Contaremos o detalhamento das Obras:
(24 à 29 de setembro ) O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde: Formação para integralidade?

– (01 à  06 de outubro) A democracia pode ser assim. 

– (08 à 13 de outubro) Como educar crianças Feministas. 

– (15 à 20 de outubro) O mito da grande classe média: Capitalismo e estrutura social

– (22 à 27 de outubro) Estatuto da Criança e do Adolescente – Comentado em questões

– (29/10 à 03 de novembro)  O enigma do capital e as crises do capitalismo.

– (05  à 10 de novembro)  Legislação da Assistência Social comentada em questões.


Iniciaremos o projeto com o Livro da Editora APPRIS:  (24 à 29 de setembro ) O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde: Formação para integralidade?

  • Saiba um pouco mais sobre a obra:
    Obra de Thaísa Teixeira Closs, 2013, A Obra retrata a inserção do Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde na Atenção Básica, frente ao desafio de materialização da integralidade no Sistema Único de Saúde, é a temática central do livro. Discutindo a trajetória da residência multiprofissional e as potencialidades dessa formação, enfatizando a inserção do Serviço Social no campo da Saúde, com ênfase na atenção básica. São problematizadas as tendências de inserção dos assistentes sociais nesse nível do SUS e as possibilidades para a formação e o trabalho voltados para a afirmação da integralidade. Os resultados da pesquisa realizada aportam contribuições teórico-práticas para os assistentes sociais inseridos nas residências, tendo em vista o desafio cotidiano de garantia de direitos nas abordagens assistenciais no SUS.

 

  • Informações sobre a autora:  Thaísa Teixeira Closs, é Assistente Social. Doutora e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS) e graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Serviço Social/Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Serviço Social, Saúde e Assistência Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, formação profissional, residência multiprofissional em saúde e fundamentos do serviço social.

 

  • Trabalhos da Autora relacionados à temática: 

Dissertação de Mestrado, tendo como tema: O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde: Formação para integralidade? Apresentado na Universidade de Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2010. Para fazer o Download da Dissertação CLIQUE AQUI

O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! Dos dias 24/09 à 30/09 ele estará em preço promocional! CLICA AQUI E CONFERE

——

– (01 à  06 de outubro) A democracia pode ser assim. 

   Saiba um pouco mais sobre a obra:

A democracia pode ser assim é o primeiro volume da Coleção Livros para o Amanhã, pensada para crianças entre 8 e 10 anos de idade e que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Este livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras. O texto se propõe a ser uma primeira abordagem à cidadania e a questões sociais, elucidando o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades, tornando mais convidativos temas que de início podem intimidar crianças e adultos. Ao Final da obra é exposto um texto de Leandro Konder.

  • Saiba mais sobre Leandro konder:

Nasceu em 1936 e faleceu em 2014, Filho de Valério Konder, médico sanitarista e líder comunista. Formado em Direito, Leandro exilou-se em 1972, após ser preso e torturado pelo regime militar, e morou na Alemanha e depois na França até seu regresso ao Brasil em 1978. Doutorou-se em Filosofia em 1987 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Foi professor do Departamento de Educação da PUC-RJ e do Departamento de História da UFF. Tem vasta produção como conferencista, articulista de jornais, ensaísta e ficcionista. Em 2002 foi eleito o Intelectual do Ano pelo Fórum do Rio de Janeiro, da UERJ. Um dos maiores estudiosos do marxismo no país, coordenou, em conjunto com Michael Löwy, a coleção Marxismo e literatura, da Editora Boitempo.

Para baixar o Texto de leandro Konder “O que é Dialética?”  –  CLIQUE AQUI

O Livro A democracia pode ser assim  está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! Dos dias 01/10 à 06/10 ele estará em preço promocional! CLICA AQUI E CONFERE

 

 

(08 à 13 de outubro) Como educar crianças Feministas. 

  • Saiba um pouco mais sobre a obra:

Chimamanda Ngozi Adichie retoma o tema da igualdade de gêneros neste manifesto com quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista. Escrito no formato de uma carta da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, Para educar crianças feministas traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. E é por isso que este breve manifesto pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos.Partindo de sua experiência pessoal para mostrar o longo caminho que ainda temos a percorrer, Adichie oferece uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.

  • Informações sobre a autora: 

Chimamanda Ngozi Adichie nasceu na Nigéria, em 1977, tendo ido estudar para os Estados Unidos aos dezanove anos. Os seus contos apareceram em diversas publicações e receberam inúmeros galardões como o da BBC Short Story Competition em 2002 e o O. Henry Short Story Prize em 2003. A Cor do Hibisco, o seu primeiro romance, foi distinguido com o Hurston/Wright Legacy Award 2004 e o Commonwealth Writers&rsquo Prize 2005, tendo também sido finalista do Orange Broadband Prize 2004 e nomeado para o Man Booker Prize 2004. Meio Sol Amarelo, já publicado pela ASA, venceu, em 2007, o Orange Broadband Prize, o Anisfield-Wolf Book Award e o PEN &ldquoBeyond Margins Award&rdquo. A escritora foi também distinguida, em 2008, com um Future Award na categoria de Jovem do Ano e recebeu uma bolsa da MacArthur Foundation, considerada a &ldquobolsa dos génios&rdquo, no valor de 500 mil dólares. A sua obra encontra-se traduzida em trinta e uma línguas. 
Algumas de suas Obras são: Hibisco Roxo (2003), Meio Sol Amarelo (2006), Coisa à Volta do Teu Pescoço (2009),  Americanah (2013), Sejamos Todos Feministas (2014) e Para Educar Crianças Feministas (2017).

 

  • Trabalhos relacionados à temática: 

A Rafaella Cristina Alves Teotônio, construiu um artigo sobre as identidades e diferenças: as relações de alteridade em Hibisco Roxo de Chimamanda Ngozi Adichie. Para baixar o artigo: CLIQUE AQUI.

O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE

 

(15 à 20 de outubro) O mito da grande classe média: Capitalismo e estrutura social

  • Saiba um pouco mais sobre a obra:

O economista Marcio Pochmann lança O mito da grande classe média: capitalismo e estrutura social. Leitura obrigatória para compreender a história e os rumos das classes sociais brasileiras, a obra esclarece como e por que se propala mundo afora a ideia de “medianização” das sociedades e, no Brasil, a da existência de uma nova classe média.

Atento sobretudo à dimensão ideológica da absorção da nomenclatura em regime político e econômico neoliberal, Pochmann insiste que a noção de classe média não é unívoca e sim heterogênea. O livro retraça a gênese da classe média assalariada brasileira desde a industrialização iniciada com JK, passando por seu crescimento decisivo com as políticas econômicas da ditadura para revelar, na contracorrente do senso comum econômico-sociológico, o crescimento e o fortalecimento da classe trabalhadora brasileira. A edição vem ainda enriquecida com um prefácio inédito assinado pela filósofa Marilena Chaui.

 

  • Informações sobre o autor: 

Filho de Clyde Pochmann e de Lilian Pochmann, Pochmann formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1984. Entre 1985 e 1988 concluiu sua pós-graduação em Ciências Políticas e foi supervisor do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal, além de docente na Universidade Católica de Brasília.

Em 1989, mudou-se para o Estado de São Paulo, onde iniciou seu doutorado – concluído em 1993 – em Ciência Econômica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tornando-se pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do qual seria diretor-executivo anos mais tarde, assim como membro do corpo docente da Unicamp.

Foi ainda pesquisador visitante em universidades da França, Itália e Inglaterra, com pós-doutorado nos temas de relações de trabalho e políticas para juventude. Também atuou como consultor no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no Dieese, entre outras instituições nacionais. No plano internacional, foi consultor em diferentes organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre outras.

 

  • Trabalhos relacionados à temática: 

Na obra O Mito da Grande Classe Média, Pochmann traz Marilena Chaui em seu Prefácio, tornando seu livro mais enriquecedor e instigante desde o início. Abaixo, disponibilizamos um artigo de MARILENA CHAUÍ sobre Cultura política e política cultural, disponível no site da USP. (Estudos Avançados – Revista USP)
Para fazer download do texto de Marilena Chauí: CLIQUE AQUI

O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE

 

(22 à 27 de outubro) Estatuto da Criança e do Adolescente – Comentado em questões

 

  • Saiba um pouco mais sobre a obra:
    Obra publicada pela Socialis Editora,tendo como proposta compor uma Coleção de livros e construir um diálogo com cada leitor  sobre os conteúdos mais recorrentes em provas de concursos para Assistentes Sociais a partir das  questões que compõem tais provas. A Coleção Serviço Social Concursos escolheu como tema para o seu primeiro volume o Estatuto da Criança e do Adolescente dada a incidência dessa matéria em provas de concurso para Assistente Social, seja em âmbito Municipal, Estadual ou Federal. Dentre os tópicos de Legislação Social é inegável a centralidade que esse tema assume nas provas de concurso, o que requer da/o candidata/o uma preparação mais detalhada e cuidadosa da referida Lei. Focando nas provas do Concurso do Judiciário tendo em vista que as provas de concurso nesta área conferem especial atenção ao conteúdo normativo da formação da/o Assistente Social. Assim, essa temática é fundamental para quem está se preparando para concursos do Judiciário, como também é relevante para qualquer outro concurso, já que as provas do Judiciário são formuladas pelas principais bancas de concurso do Brasil e oportunizam um estudo da legislação de uma forma mais integral. Ao percorrer o livro você encontrará um conjunto de questões COMENTADAS ITEM A ITEM organizadas por títulos do ECA.

    As questões na obra são tratadas como um meio para discutir o ECA e não apenas como fim de se esgotar na questão em si. Cada capítulo, artigo, parágrafo que é apresentado discutindo o ECA, traz as questões como um meio encontrado pelas autoras para que o ECA seja aprofundado de maneira leve e direcionada.

 

 

  • Informações sobre as autoras:     

 Cinthia Fonseca Lopes  é Assistente social, mestre em Políticas Publicas e Doutora em Serviço Social com tema de tese sobre o perfil e competências exigidas nos editais e provas de concursos públicos para assistentes sociais. Coordenadora e docente da Especialização em Serviço Social, Politica Social e Seguridade Social (Pós com foco em preparação para concurso). Coordenadora da Pós Parâmetros de Atuação Social do Assistente Social e da Pós Estudos Sociais e Documentos Técnicos do Assistente Social. Coordenadora e docente dos cursos preparatórios para concurso na área de Serviço Social da Pótere Social. Sócia-diretora da Pótere Social.

Erivania Bernadino Cruz  é advogada, Especialista em Direito Público, docente nas disciplinas de Teoria Politica e Legislação Social de cursos de graduação em Serviço Social, Coordenadora da Pós em Legislação Social e o Trabalho social com as famílias, Coordenadora e docente dos cursos de qualificação técnica e preparatórios para concurso na área de Legislação Social da Potere Social. Sócia-diretora da Pótere Social.

 

  • Trabalhos relacionados à temática: 

Uma das autoras da Obra, Professora Erivania Bernardino, utilizou algumas questões de ECA e PCD no Mega Aulão de Véspera para o Concurso da Saúde Mental Fortaleza, as questões foram retiradas de diversas Bancas que realizaram concursos e seleções de todo o Brasil. Para acessar o material completo -> CLIQUE AQUI.

O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE

 

 

(29/10 à 03 de novembro)  O enigma do capital e as crises do capitalismo.

 

  • Saiba um pouco mais sobre a obra:

Harvey parte da análise da crise do subprime imobiliário de 2008 para demonstrar que, apesar de seu alcance e tamanho, ela não difere das crises passadas. Para tanto, o autor estuda as condições necessárias para a acumulação do capital e utiliza rigoroso arsenal teórico ao expor o papel fundamental que as crises têm na reprodução do capitalismo e os riscos sistêmicos de longo prazo que o capital representa para a vida no planeta. O enigma do capital: e as crises do capitalismo desnuda as razões para o fracasso da sociedade de “livre mercado”, jogando por terra o argumento de que a crise financeira mundial, que começou em 2008 e está longe de acabar, não tenha precedentes. “Tento restaurar algum entendimento sobre o que o fluxo do capital representa. Se conseguirmos alcançar uma compreensão melhor das perturbações e da destruição a que agora estamos todos expostos, poderemos começar a saber o que fazer”, conclui o autor.

  • Informações sobre o Autor:     

David Harvey é um dos marxistas mais influentes da atualidade, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise geográfica das dinâmicas do capital. É professor de antropologia da pós-graduação da Universidade da Cidade de Nova York (The City University of New York – Cuny) na qual leciona desde 2001. Foi também professor de geografia nas universidades Johns Hopkins e Oxford. Sua obra foi apontada pelo Independent como uma das mais importantes de não-ficção publicadas desde a Segunda Guerra Mundial. Dele, a Boitempo publicou O enigma do capital, os dois volumes de seu guia de leitura Para entender O Capital, Os limites do capital, Paris, capital da modernidade e seu mais novo livro, 17 contradições e o fim do capitalismo.

 

 

  • Trabalhos relacionados à temática: 

Ricardo Musse,  é mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS), doutor em Filosofia e livre-docente em
ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Professor
associado do Departamento de Sociologia da USP, suas pesquisas
versam sobre teoria sociológica e sociologia histórica do marxismo. Ricardo construiu um artigo intitulado: DAVID HARVEY: PARA ALÉM DE UMA GEOGRAFIA DO CAPITAL. Para conferir o artigo completo em PDF  -> CLIQUE AQUI.

 

O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE

 

 

(05 à 11 de novembro) Legislação da Assistência Social comentado em questões.

 

Saiba um pouco mais sobre a obra:

Obra publicada pela Socialis Editora,tendo como proposta compor uma Coleção de livros e construir um diálogo com cada leitor  sobre os conteúdos mais recorrentes em provas de concursos para Assistentes Sociais a partir das  questões que compõem tais provas. A Coleção Serviço Social Concursos escolheu como tema para o seu primeiro volume o Legislação da Assistência Social comentado em questões, dada a incidência dessa matéria em provas de concurso para Assistente Social, seja em âmbito Municipal, Estadual ou Federal. Dentre os tópicos de Legislação Social é inegável a centralidade que esse tema assume nas provas de concurso, o que requer da/o candidata/o uma preparação mais detalhada e cuidadosa da referida Lei. Focando nas provas do Concurso do Judiciário tendo em vista que as provas de concurso nesta área conferem especial atenção ao conteúdo normativo da formação da/o Assistente Social. Assim, essa temática é fundamental para quem está se preparando para concursos do Judiciário, como também é relevante para qualquer outro concurso, já que as provas do Judiciário são formuladas pelas principais bancas de concurso do Brasil e oportunizam um estudo da legislação de uma forma mais integral. Ao percorrer o livro você encontrará um conjunto de questões COMENTADAS ITEM A ITEM organizadas por títulos da Legislação da Assistência Social.

As questões na obra são tratadas como um meio para discutir a Legislação da Assistência Social  e não apenas como fim de se esgotar na questão em si. Cada capítulo, artigo, parágrafo que é apresentado discutindo a Legislação da Assistência Social, traz as questões como um meio encontrado pelas autoras para que a Legislação da Assistência Social seja aprofundado de maneira leve e direcionada.

 

  • Informações sobre as autoras:     

 

André de Menezes Gonçalves – é Asistente Social Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, docente do Curso de Serviço Social da UFCG. Com estudos e pesquisas na área de Assistência Social, Velhice e Proteção Social para usuários de crack.

 Cinthia Fonseca Lopes  é Assistente social, mestre em Políticas Publicas e Doutora em Serviço Social com tema de tese sobre o perfil e competências exigidas nos editais e provas de concursos públicos para assistentes sociais. Coordenadora e docente da Especialização em Serviço Social, Politica Social e Seguridade Social (Pós com foco em preparação para concurso). Coordenadora da Pós Parâmetros de Atuação Social do Assistente Social e da Pós Estudos Sociais e Documentos Técnicos do Assistente Social. Coordenadora e docente dos cursos preparatórios para concurso na área de Serviço Social da Pótere Social. Sócia-diretora da Pótere Social.

Erivania Bernadino Cruz  é advogada, Especialista em Direito Público, docente nas disciplinas de Teoria Politica e Legislação Social de cursos de graduação em Serviço Social, Coordenadora da Pós em Legislação Social e o Trabalho social com as famílias, Coordenadora e docente dos cursos de qualificação técnica e preparatórios para concurso na área de Legislação Social da Potere Social. Sócia-diretora da Pótere Social.

 

O Livro está disponível com preço promocional, durante esta semana ( de R$32,00 por R$ 25,00) em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE

 

#EULEIOSS

#PótereSocial

#ServiçoSocial

#AssistenteSocial

#CompartilhandoConhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *