Dia Nacional da Consciência Negra – Download de Materiais Gratuitos.

Dia Nacional da Consciência Negra – Download de Materiais Gratuitos.

Dia Nacional da Consciência Negra.

Sobre a data:

Dia Nacional da Consciência Negra, simbolizado e comemorado em 20 de Novembro. Este dia foi regulamentado pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, na Lei também inclui a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. O dia nacional da consciência negra surgiu através do Movimento Negro Unificado em 1978, e a data não foi escolhida de forma aleatória, e sim como homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi o líder máximo do Quilombo de Palmares e um grande  símbolo da resistência do povo negro, Zumbi faleceu em 20 de novembro de 1695, após ser assassinado.

Dados:

Segundo o IBGE a população negra é correspondente a 54% dos Brasileiros, ou seja, mais da metade da população Brasileira. Essa informação  é bastante relevante, principalmente quando o IBGE também informa em outra pesquisa  que a população negra é a que mais sofre com a situação da pobreza, nesta situação,  3 (três) em cada 4 (quatro) pessoas são negras.

Segundo o  Professor Otair Fernandes, doutor em Ciências Sociais e coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Leafro/UFRRJ), em entrevista concedida  ao IBGE, ele afirma que a realidade do Brasil ainda é herança do longo período de colonização europeia e do fato de ter sido o último país a acabar com a escravidão e que mesmo após 130 anos de abolição, ainda é muito difícil para a população negra ascender economicamente no Brasil. “A questão da escravidão é uma marca histórica, Fernandes finaliza:  “É preciso pensar em políticas de afirmação do negro. Políticas de valorização daqueles que foram marginalizados e excluídos”.

Disponibilizamos a revista Retratos – Revista do IBGE do mês de maio de 2018, que coloca como capa o Tema: Somos todos Iguais? O que dizem as estatísticas. Para acessar, clique aqui: Retratos a Revista do IBGE


SEGUE ABAIXO O PRA FALAR DE LEI RACISMO COM A PROFESSORA ERIVANIA BERNARDINO:


Conheça o caderno do CFESS: Assistente Social no combate ao preconceito – RACISMO

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.”

– Angela Davis.

Segue abaixo alguns materiais construídos pelo conjunto CFESS/CRESS em combate ao Racismo:

         

Abaixo segue diversos artigos construídos por

Assistentes Sociais e Estudantes de Serviço Social:

Essa matéria teve o intuito de trazer subsídios para fomentar os debates acerca da questão racial no brasil, racismo e seus impactos em nossa sociedade. Trazendo todos esses debates entrelaçados ao Serviço Social, através de artigos construídos por Assistentes Sociais e Estudantes de Serviço Social, além  de campanhas organizadas pelo conjunto CFESS/CRESS que tem como propósito incentivar o debate de questões étnico-raciais, incentivando a categoria profissional à disseminar informações em seus espaços sócio-ocupacionais sobre a Consciência negra, a historicidade do ser negro e sua importância na sociedade, além de todas as desigualdades sofridas por estes sujeitos historicamente marcados por luta e resistência ao ter seus direitos negados. 

 “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”

Angela Davis.

Confira outras notícias em nosso Whats app. É só enviar a palavra “Cadastro” neste link:  Whats app 

Nossas Redes Sociais:

Deixe uma resposta