O dia 03 de dezembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, essa data foi pensada com o intuito de ampliar a inclusão dessas pessoas na sociedade, viabilizando seu acesso e sua sociabilidade nos espaços de maneira digna e sem qualquer discriminação.
No Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, afirma que a deficiência pode ser definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.
A Organização das Nações Unidas (ONU), informou que aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. De acordo com a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Em Outubro de 2017 a Assistente Social Cinthia Fonseca convidou a também Assistente Social Joana Moreira para uma entrevista sobre O trabalho da/o Assistente Social com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Pessoa com Deficiência (PCD).
Joana Moreira é Assistente Social do INSS e em no Programa Papo de AS ela percorre sobre assuntos, desde O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)? Como a/o Assistente Social do Cras e da Previdência devem articular esse benefício? Qual os Instrumentais devem ser utilizados pela/o Assistente Social no processo de atendimento ao usuário que está requerendo o BPC-PCD? Até mesmo quais as novas regras do BPC? … Confere o vídeo completo abaixo:
E neste vídeo aqui embaixo a Prof. Eri Bernardino dá dicas de Estudos sobre PCD para vocês, vem conferir o vídeo:
Disponibilizamos um compilado de materiais gratuitos sobre PCD, os artigos foram construídos por Assistentes Sociais estudiosas da área:
Finalizamos essa matéria com uma Pergunta:
Qual o termo correto: Pessoa com Deficiência ou Pessoa Portadora de deficiência?
A resposta é simples, porém exige uma explicação para o melhor entendimento. Grande parte da sociedade, utiliza o termo “portadoras de deficiência” ou “portadoras de necessidades especiais”. Porém esses termos podem vir a reforçar a segregação e a exclusão desses indivíduos. É necessário entendermos que a termologia “portadores” vem de algo que se “porta”, que é possível se desvencilhar, ou seja, algo que é temporário. O que é diferente de pessoas que tem deficiências, pois, a deficiência, na maioria das vezes, é algo permanente. Quando rotulamos alguém como “portador de deficiência”, é notório que a deficiência passa a ser “a marca” principal da pessoa, ou seja, é a deficiência em detrimento de sua condição humana. E não o contrário. Então o termo correto é PESSOA COM DEFICIÊNCIA!
Confira outras notícias em nosso Whats app. É só enviar a palavra “Cadastro” neste link: Whats app
Nossas Redes Sociais:
- Pótere Social – Facebook
- Canal do Assistente Social – Facebook
- Canal do Assistente Social
- Canal do Assistente Social – Instagram
- Pótere Social – Instagram
- Socialis Editora – Instagram