DICA DE LEITURA SERVIÇO SOCIAL!
Um novo projeto surgiu na Pótere Social! #DicadeLeituraSS
A cada semana divulgaremos em nossas redes sociais (facebook e instagram) um livro diferente, afim de incentivar a leitura e o debate crítico relacionado à temática das mais diversas Obras do Serviço Social, desta forma, incentivando o debate crítico e político acerca do Serviço Social através da leitura.
Contaremos o detalhamento das Obras:
– (24 à 29 de setembro ) O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde: Formação para integralidade?
– (01 à 06 de outubro) A democracia pode ser assim.
– (08 à 13 de outubro) Como educar crianças Feministas.
– (15 à 20 de outubro) O mito da grande classe média: Capitalismo e estrutura social
– (22 à 27 de outubro) Estatuto da Criança e do Adolescente – Comentado em questões
– (29/10 à 03 de novembro) O enigma do capital e as crises do capitalismo.
– (05 à 10 de novembro) Legislação da Assistência Social comentada em questões.
Iniciaremos o projeto com o Livro da Editora APPRIS: (24 à 29 de setembro ) O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde: Formação para integralidade?
Dissertação de Mestrado, tendo como tema: O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde: Formação para integralidade? Apresentado na Universidade de Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2010. Para fazer o Download da Dissertação CLIQUE AQUI
O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! Dos dias 24/09 à 30/09 ele estará em preço promocional! CLICA AQUI E CONFERE
——
– (01 à 06 de outubro) A democracia pode ser assim.
Saiba um pouco mais sobre a obra:
A democracia pode ser assim é o primeiro volume da Coleção Livros para o Amanhã, pensada para crianças entre 8 e 10 anos de idade e que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Este livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras. O texto se propõe a ser uma primeira abordagem à cidadania e a questões sociais, elucidando o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades, tornando mais convidativos temas que de início podem intimidar crianças e adultos. Ao Final da obra é exposto um texto de Leandro Konder.
Nasceu em 1936 e faleceu em 2014, Filho de Valério Konder, médico sanitarista e líder comunista. Formado em Direito, Leandro exilou-se em 1972, após ser preso e torturado pelo regime militar, e morou na Alemanha e depois na França até seu regresso ao Brasil em 1978. Doutorou-se em Filosofia em 1987 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Foi professor do Departamento de Educação da PUC-RJ e do Departamento de História da UFF. Tem vasta produção como conferencista, articulista de jornais, ensaísta e ficcionista. Em 2002 foi eleito o Intelectual do Ano pelo Fórum do Rio de Janeiro, da UERJ. Um dos maiores estudiosos do marxismo no país, coordenou, em conjunto com Michael Löwy, a coleção Marxismo e literatura, da Editora Boitempo.
Para baixar o Texto de leandro Konder “O que é Dialética?” – CLIQUE AQUI
O Livro A democracia pode ser assim está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! Dos dias 01/10 à 06/10 ele estará em preço promocional! CLICA AQUI E CONFERE
(08 à 13 de outubro) Como educar crianças Feministas.
Chimamanda Ngozi Adichie retoma o tema da igualdade de gêneros neste manifesto com quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista. Escrito no formato de uma carta da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, Para educar crianças feministas traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. E é por isso que este breve manifesto pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos.Partindo de sua experiência pessoal para mostrar o longo caminho que ainda temos a percorrer, Adichie oferece uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.
Chimamanda Ngozi Adichie nasceu na Nigéria, em 1977, tendo ido estudar para os Estados Unidos aos dezanove anos. Os seus contos apareceram em diversas publicações e receberam inúmeros galardões como o da BBC Short Story Competition em 2002 e o O. Henry Short Story Prize em 2003. A Cor do Hibisco, o seu primeiro romance, foi distinguido com o Hurston/Wright Legacy Award 2004 e o Commonwealth Writers&rsquo Prize 2005, tendo também sido finalista do Orange Broadband Prize 2004 e nomeado para o Man Booker Prize 2004. Meio Sol Amarelo, já publicado pela ASA, venceu, em 2007, o Orange Broadband Prize, o Anisfield-Wolf Book Award e o PEN &ldquoBeyond Margins Award&rdquo. A escritora foi também distinguida, em 2008, com um Future Award na categoria de Jovem do Ano e recebeu uma bolsa da MacArthur Foundation, considerada a &ldquobolsa dos génios&rdquo, no valor de 500 mil dólares. A sua obra encontra-se traduzida em trinta e uma línguas.
Algumas de suas Obras são: Hibisco Roxo (2003), Meio Sol Amarelo (2006), Coisa à Volta do Teu Pescoço (2009), Americanah (2013), Sejamos Todos Feministas (2014) e Para Educar Crianças Feministas (2017).
A Rafaella Cristina Alves Teotônio, construiu um artigo sobre as identidades e diferenças: as relações de alteridade em Hibisco Roxo de Chimamanda Ngozi Adichie. Para baixar o artigo: CLIQUE AQUI.
O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE
(15 à 20 de outubro) O mito da grande classe média: Capitalismo e estrutura social
O economista Marcio Pochmann lança O mito da grande classe média: capitalismo e estrutura social. Leitura obrigatória para compreender a história e os rumos das classes sociais brasileiras, a obra esclarece como e por que se propala mundo afora a ideia de “medianização” das sociedades e, no Brasil, a da existência de uma nova classe média.
Atento sobretudo à dimensão ideológica da absorção da nomenclatura em regime político e econômico neoliberal, Pochmann insiste que a noção de classe média não é unívoca e sim heterogênea. O livro retraça a gênese da classe média assalariada brasileira desde a industrialização iniciada com JK, passando por seu crescimento decisivo com as políticas econômicas da ditadura para revelar, na contracorrente do senso comum econômico-sociológico, o crescimento e o fortalecimento da classe trabalhadora brasileira. A edição vem ainda enriquecida com um prefácio inédito assinado pela filósofa Marilena Chaui.
Filho de Clyde Pochmann e de Lilian Pochmann, Pochmann formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1984. Entre 1985 e 1988 concluiu sua pós-graduação em Ciências Políticas e foi supervisor do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal, além de docente na Universidade Católica de Brasília.
Em 1989, mudou-se para o Estado de São Paulo, onde iniciou seu doutorado – concluído em 1993 – em Ciência Econômica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tornando-se pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do qual seria diretor-executivo anos mais tarde, assim como membro do corpo docente da Unicamp.
Foi ainda pesquisador visitante em universidades da França, Itália e Inglaterra, com pós-doutorado nos temas de relações de trabalho e políticas para juventude. Também atuou como consultor no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no Dieese, entre outras instituições nacionais. No plano internacional, foi consultor em diferentes organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre outras.
Na obra O Mito da Grande Classe Média, Pochmann traz Marilena Chaui em seu Prefácio, tornando seu livro mais enriquecedor e instigante desde o início. Abaixo, disponibilizamos um artigo de MARILENA CHAUÍ sobre Cultura política e política cultural, disponível no site da USP. (Estudos Avançados – Revista USP)
Para fazer download do texto de Marilena Chauí: CLIQUE AQUI
O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE
(22 à 27 de outubro) Estatuto da Criança e do Adolescente – Comentado em questões
Cinthia Fonseca Lopes é Assistente social, mestre em Políticas Publicas e Doutora em Serviço Social com tema de tese sobre o perfil e competências exigidas nos editais e provas de concursos públicos para assistentes sociais. Coordenadora e docente da Especialização em Serviço Social, Politica Social e Seguridade Social (Pós com foco em preparação para concurso). Coordenadora da Pós Parâmetros de Atuação Social do Assistente Social e da Pós Estudos Sociais e Documentos Técnicos do Assistente Social. Coordenadora e docente dos cursos preparatórios para concurso na área de Serviço Social da Pótere Social. Sócia-diretora da Pótere Social.
Erivania Bernadino Cruz é advogada, Especialista em Direito Público, docente nas disciplinas de Teoria Politica e Legislação Social de cursos de graduação em Serviço Social, Coordenadora da Pós em Legislação Social e o Trabalho social com as famílias, Coordenadora e docente dos cursos de qualificação técnica e preparatórios para concurso na área de Legislação Social da Potere Social. Sócia-diretora da Pótere Social.
Uma das autoras da Obra, Professora Erivania Bernardino, utilizou algumas questões de ECA e PCD no Mega Aulão de Véspera para o Concurso da Saúde Mental Fortaleza, as questões foram retiradas de diversas Bancas que realizaram concursos e seleções de todo o Brasil. Para acessar o material completo -> CLIQUE AQUI.
O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE
(29/10 à 03 de novembro) O enigma do capital e as crises do capitalismo.
Harvey parte da análise da crise do subprime imobiliário de 2008 para demonstrar que, apesar de seu alcance e tamanho, ela não difere das crises passadas. Para tanto, o autor estuda as condições necessárias para a acumulação do capital e utiliza rigoroso arsenal teórico ao expor o papel fundamental que as crises têm na reprodução do capitalismo e os riscos sistêmicos de longo prazo que o capital representa para a vida no planeta. O enigma do capital: e as crises do capitalismo desnuda as razões para o fracasso da sociedade de “livre mercado”, jogando por terra o argumento de que a crise financeira mundial, que começou em 2008 e está longe de acabar, não tenha precedentes. “Tento restaurar algum entendimento sobre o que o fluxo do capital representa. Se conseguirmos alcançar uma compreensão melhor das perturbações e da destruição a que agora estamos todos expostos, poderemos começar a saber o que fazer”, conclui o autor.
David Harvey é um dos marxistas mais influentes da atualidade, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise geográfica das dinâmicas do capital. É professor de antropologia da pós-graduação da Universidade da Cidade de Nova York (The City University of New York – Cuny) na qual leciona desde 2001. Foi também professor de geografia nas universidades Johns Hopkins e Oxford. Sua obra foi apontada pelo Independent como uma das mais importantes de não-ficção publicadas desde a Segunda Guerra Mundial. Dele, a Boitempo publicou O enigma do capital, os dois volumes de seu guia de leitura Para entender O Capital, Os limites do capital, Paris, capital da modernidade e seu mais novo livro, 17 contradições e o fim do capitalismo.
Ricardo Musse, é mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS), doutor em Filosofia e livre-docente em
ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Professor
associado do Departamento de Sociologia da USP, suas pesquisas
versam sobre teoria sociológica e sociologia histórica do marxismo. Ricardo construiu um artigo intitulado: DAVID HARVEY: PARA ALÉM DE UMA GEOGRAFIA DO CAPITAL. Para conferir o artigo completo em PDF -> CLIQUE AQUI.
O Livro está disponível em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE
(05 à 11 de novembro) Legislação da Assistência Social comentado em questões.
Saiba um pouco mais sobre a obra:
Obra publicada pela Socialis Editora,tendo como proposta compor uma Coleção de livros e construir um diálogo com cada leitor sobre os conteúdos mais recorrentes em provas de concursos para Assistentes Sociais a partir das questões que compõem tais provas. A Coleção Serviço Social Concursos escolheu como tema para o seu primeiro volume o Legislação da Assistência Social comentado em questões, dada a incidência dessa matéria em provas de concurso para Assistente Social, seja em âmbito Municipal, Estadual ou Federal. Dentre os tópicos de Legislação Social é inegável a centralidade que esse tema assume nas provas de concurso, o que requer da/o candidata/o uma preparação mais detalhada e cuidadosa da referida Lei. Focando nas provas do Concurso do Judiciário tendo em vista que as provas de concurso nesta área conferem especial atenção ao conteúdo normativo da formação da/o Assistente Social. Assim, essa temática é fundamental para quem está se preparando para concursos do Judiciário, como também é relevante para qualquer outro concurso, já que as provas do Judiciário são formuladas pelas principais bancas de concurso do Brasil e oportunizam um estudo da legislação de uma forma mais integral. Ao percorrer o livro você encontrará um conjunto de questões COMENTADAS ITEM A ITEM organizadas por títulos da Legislação da Assistência Social.
As questões na obra são tratadas como um meio para discutir a Legislação da Assistência Social e não apenas como fim de se esgotar na questão em si. Cada capítulo, artigo, parágrafo que é apresentado discutindo a Legislação da Assistência Social, traz as questões como um meio encontrado pelas autoras para que a Legislação da Assistência Social seja aprofundado de maneira leve e direcionada.
André de Menezes Gonçalves – é Asistente Social Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, docente do Curso de Serviço Social da UFCG. Com estudos e pesquisas na área de Assistência Social, Velhice e Proteção Social para usuários de crack.
Cinthia Fonseca Lopes é Assistente social, mestre em Políticas Publicas e Doutora em Serviço Social com tema de tese sobre o perfil e competências exigidas nos editais e provas de concursos públicos para assistentes sociais. Coordenadora e docente da Especialização em Serviço Social, Politica Social e Seguridade Social (Pós com foco em preparação para concurso). Coordenadora da Pós Parâmetros de Atuação Social do Assistente Social e da Pós Estudos Sociais e Documentos Técnicos do Assistente Social. Coordenadora e docente dos cursos preparatórios para concurso na área de Serviço Social da Pótere Social. Sócia-diretora da Pótere Social.
Erivania Bernadino Cruz é advogada, Especialista em Direito Público, docente nas disciplinas de Teoria Politica e Legislação Social de cursos de graduação em Serviço Social, Coordenadora da Pós em Legislação Social e o Trabalho social com as famílias, Coordenadora e docente dos cursos de qualificação técnica e preparatórios para concurso na área de Legislação Social da Potere Social. Sócia-diretora da Pótere Social.
O Livro está disponível com preço promocional, durante esta semana ( de R$32,00 por R$ 25,00) em nosso espaço sociocultural na Pótere Social e em nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil! CLICA AQUI E CONFERE
#EULEIOSS
#PótereSocial
#ServiçoSocial
#AssistenteSocial
#CompartilhandoConhecimento