Mais um ano começa e com ele o semestre letivo. Pra quem está na graduação em Serviço Social e vê o Estágio Supervisionado se aproximando, bem como Assistentes Sociais que buscam se informar sobre as atribuições e competências da Supervisão de Campo, trazemos hoje um compilado de textos, normas e dicas sobre o assunto.
Nesta matéria você irá encontrar:
1. Indicações de textos e normativas sobre o tema, e;
2. O episódio n° 12 do “Papo de AS” com uma entrevista a Profa. Andrea Pacheco, Coordenadora ABEPSS/ESTÁGIO, sobre Supervisão de Campo em Serviço Social.
Dentre os mecanismos de consolidação do projeto ético-político do Serviço Social, a supervisão de estágio exerce papel fundamental, pois consiste num espaço direto de articulação entre formação e exercício profissional.
Neste sentido, estabelecer estratégias de fortalecimento entre a categoria profissional, desde estudantes, profissionais e entidades representativas; se faz urgente à medida em que uma conjuntura de precarização do trabalho e da formação profissionais cresce no país.
É nesse lócus contraditório que o Estágio Supervisionado se expressa e por isso nós trazemos abaixo os principais instrumentos normatizadores, que direcionam a atividade tanto de estágio como de sua supervisão direta por assistentes sociais.
Entendendo a relevância do estágio supervisionado no processo de formação profissional do futuro Assistente Social e na dinâmica de trabalho socio-institucional, recentemente a ABEPSS lançou a campanha: “Sou Assistente Social e Supervisiono Estágio – A supervisão qualifica a formação e o trabalho” (informativo abaixo)